terça-feira, fevereiro 5

400 Anos do Nascimento do Padre António Vieira

Thedoro Braga: Padre António Vieira,c.1922.
Maceió, Instituto Histórico de Alagoas

Comemoram-se este ano os 400 ANOS DO NASCIMENTO daquele que foi um dos maiores escritores da lusofonia e cuja prosa marcou definitivamente a moderna língua portuguesa.
«(…) A primeira coisa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande. (…) Olhai, peixes, lá do mar para a terra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais os olhos para os matos e para o sertão? Para cá, para cá: para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os Tapuias se comem uns aos outros? Muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças e cruzar as ruas; vedes aquele subir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sair sem quietação nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão-de comer e como se hão-de comer.»

Sermão de Santo António aos Peixes, pregado na cidade de São Luís do Maranhão em 1654

LIGAÇÕES ÚTEIS
Cronologia de Padre António Vieira
Padre AntónioVieira no Dicionário Histórico
Biografia
Wikipédia
Comemoração no CCB
Palavra e Utopia - Filme de Manoel de Oliveira (2000)
Blogue da Escola Secundária da Mealhada
Sermões e obras
Lista de obras
Obras na Biblioteca Nacional Digital
E-book - O Cárcere e o Interrogatório
E-book - Sermão de Santo António aos Peixes
E-book - Sermões (vol I), org. Alcir Pécora, (vol. II)
E-book - Cartas do Brasil (org. João Adolfo Hansen)


1 comentário:

João Alves das Neves disse...

Gostaria de convidados para o lançamento do livro “400 Anos PADRE VIEIRA - Imperador da Língua Portuguesa”.

Com a presença da maioria dos 15 autores do estudo será lançado o livro “400 ANOS PADRE VIEIRA - Imperador da Língua Portuguesa”, a partir das 19 horas do próximo 16 de Abril, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo (Rua Canadá nº 324). O volume foi recém-lançado pela Fundação Memorial da América Latina com textos sobre o Padre Vieira, apresentados no Colóquio realizado no Memorial em 22 à 24 de Abril de 2008.

Trata-se de uma cuidada edição do Memorial que, sob a direção do Dr. Fernando Leça, cada vez mais se destaca no panorama cultural de São Paulo, do Brasil e da América Latina. Com 280 páginas, é uma das mais amplas interpretações da vida e obra vieirinas, graças à colaboração dos professores João Alves das Neves (coordenador e participante do Colóquio de Vieira), assinalando-se igualmente os trabalhos dos ensaístas portugueses Teresa Rita Lopes, José Eduardo Franco, Teodoro Antunes Mendes e António Lopes Machado, assim como dos professores brasileiros Hernani Donato, Carlos Francisco Moura, Eduardo Navarro, Maria Beatriz do Rosário Alcântara, Rita de Cássia Alves, Paulo de Assunção, Raúl Francisco Moura, Vera Helena Pancote Amatti e Luís Antonio Lindo.

Outras informações sobre o lançamento da obra em homenagem ao grande escritor e pregador de Portugal e Brasil, que foi o Padre António Vieira, podem ser obtidas na Fundação Memorial da América Latina, que patrocina o evento ao lado do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e outras entidades.

Mais uma vez agradeço a atenção,

Com os melhores cumprimentos,

Fabiola Nese
Relações Publicas Blog Revista Lusofonia
www.revistalusofonia.worpress.com ou www.joaoalvesdasneves.blogspot.com